Tuesday, January 16, 2007

Mac OS X acumula até agora 10 vulnerabilidades

A campanha de um mês conduzida por dois investigadores independentes com o objectivo de revelar uma falha diária nos produtos da Apple resultou, até agora, em apenas 10 vulnerabilidades no sistema operativo Mac OS X.

Contudo, Kevin Finisterre e o hacker LMH, afirmam que «já perderam a conta» ao número de erros de segurança, que derivam da inadequada documentação da empresa norte-americana para várias Interfaces para Programação de Aplicações (API) relacionadas a funções usadas para reproduzir mensagens de erro.

O objectivo da iniciativa «Mês de Bugs» (MOB) da Apple é demonstrar que o utilizador «não está a vestir uma armadura como a empresa tenta mostrar», adianta Finisterre. Contudo, segundo Dave Marcus da McAfee, nenhuma das falhas divulgadas teve «assim tanto impacto no mercado».

Os esforços de um ex-engenheiro da Apple, Landon Fuller, para corrigir as questões descobertas está a mitigar alguns dos riscos para o utilizador.

A própria Apple não divulgou qualquer correcção para as vulnerabilidades e afirmou que as sugestões para melhorar a segurança da plataforma Mac «serão bem-vindas».

Fonte: Diário Digital

Como até agora a Apple não veio negar a existência destas falhas, considero isto algo preocupante, quem deita abaixo a Microsoft por tudo e por nada deve repensar um pouco o que diz, porque, pelos vistos, as falhas acontecem nos outros sistemas. E, convém relembrar, o número de pessoas que tentam encontrar falhas em Mac OS e Linux é diminuto em relação aos que procuram falhas nos sistemas Windows.
O que aconteceria, se o mesmo número de utilizadores e com o mesmo nível de conhecimento tentassem encontrar falhas nos 3 sistemas operativos? Esta é uma pergunta que fica sem resposta independentemente do que dizem os críticos do sistema operativo da Microsoft.

No comments: